Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia. Era filho de um comerciante chamado Jacob Freud e de sua segunda esposa Amália Nathanson a qual era bem mais nova, e seus irmãos do primeiro casamento eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Aos quatro anos Freud mudou-se com a família para Viena e lá se forma primeiramente em filosofia pela Universidade de Viena, decidindo depois pela Medicina onde se especializa em Fisiologia Nervosa.
Freud se casa com Martha Bernays e começa a trabalhar como médico interno no Hospital Geral de Viena, onde conhece Josef Breuer (neurologista que lhe apresenta o caso da paciente Bertha Pappenheim, mais tarde conhecida como ''Anna O.”, era considerada histeria). Sob hipnose, ela revela a Breuer lembranças de sua infância, o que lhe provoca uma melhora emocional significativa após o transe. Este caso influencia intensamente as pesquisas de Freud, embora mais tarde ele abandone a hipnose ao descobrir o método da livre associação. Mas fica como herança para o pesquisador a idéia da cura pela fala e a reafirmação de sua crença nas motivações sexuais reprimidas, que provocariam os sintomas da histeria, embora Breuer não compartilhasse com Freud desta teoria de ordem sexual.
Em 1885, Freud obteve o mestrado em neuropatologia. Nesse mesmo ano ganhou uma bolsa para um período de especialização em Paris, com o neurologista francês J. M. Charcot. De volta a Viena, continuou suas experiências com Breuer. Publicou, junto com Breuer, Estudos sobre a Histeria (1895), que marcou o início de suas investigações psicanalíticas
Em 1897, Freud passou a estudar a natureza sexual dos traumas infantis causadores das neuroses e começou a delinear a teoria do “Complexo de Édipo”, segundo o qual seria parte da estrutura mental dos homens o amor físico pela mãe. Nesse mesmo ano, já observava a importância dos sonhos na psicanálise. Em 1900 publica A Interpretação dos Sonhos, a primeira obra psicanalítica propriamente dita.
Freud teve seis filhos, entre eles Anna Freud, que também se tornaria uma famosa psicanalista. Durante o Nazismo, por ser de origem judia teve que fugir para a Inglaterra. Freud morre no dia 23 de setembro de 1939, vítima de câncer na mandíbula, depois de ser submetido a trinta e três cirurgias.
Obras de Sigmund Freud
- A Interpretação dos Sonhos (1900)- Psicopatologia da Vida Cotidiana (1904)- Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade (1905)- Totem e Tabu (1913)- O Mal Estar da Civilização (1930)- Moisés e o Monoteísmo (1939)
A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconscientes e a partir de então passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico. Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano, decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas. Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer , por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação . I nteressou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como "histeria'', e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes d...
Comentários
Postar um comentário