Lacan se formou em medicina e se especializou em psiquiatria entre 1927 e 1931, foi residente no Hospital Sainte-Anne, em Paris. Atuou como psiquiatra e psicanalista na capital francesa e foi um dos principais responsáveis pela divulgação dos estudos de Freud no seu país. A sua formação académica e profissional é voltada para um regresso (crítico) aos postulados de Sigmund Freud, a linguística de Ferdinand de Saussure e a filosofia de Georg Friedrich Hegel.
Em 1934, casou-se com Marie-Louise Blondin (1906-1983), Malou, com quem teve três filhos. E em 1937, apaixonou-se por Sylvia Maklès-Bataille (1908-1993), mantendo com a mesma um romance duradouro, apesar de ambos ainda permanecerem oficialmente casados com seus cônjuges legítimos.
Após iniciar-se na filosofia hegeliana e participar de importantes grupos teoricos, ele concluiu que a obra freudiana devia ser relida “ao pé da letra” e à luz da tradição filosófica alemã. Denominando o começo de seu ensino de “retorno a Freud”. Apoiando-se na filosofia hegeliana, na lingüística saussuriana e nos trabalhos de Lévi-Strauss, retornou aos textos freudianos. Assim, tal aporte possibilitou a elaboração de suas concepções sobre o “significante”, o “inconsciente organizado como uma linguagem”, “simbólico, imaginário e real”, a “interdição do incesto” e o “complexo de Édipo”.
Lacan lecionou seminários regulares na Universidade de Paris em 1953, tendo se debruçado e reinterpretado os escritos de Freud. Na Sociedade de Psicanálise de Paris (SPP), Lacan atraiu muitos alunos, fascinados pelo seu ensino e desejosos de romper com o freudismo acadêmico da primeira geração francesa. Ainda em 1953, no auge da primeira crise na psicanálise francesa, acerca da questão da análise leiga e da duração das sessões, Lacan passou a integrar o grupo fundador da Sociedade Francesa de Psicanálise (SFP). Nesse momento deu início ao seu Seminário (quinzenal), comentando sistematicamente, ao longo de dez anos, os grandes textos freudianos.
A segunda grande crise na psicanálise francesa deu-se em 1963. Um ano depois, a SFP foi dissolvida e Lacan fundou a École Freudienne de Paris (EFP). Em 1965, fundou a coleção Champ Freudien nas Éditions du Seuil e em 1966, publicou os “Escritos”. Sofrendo de distúrbios cerebrais e de uma afasia parcial, Lacan morreu em 9 de setembro de 1981, após a retirada de um tumor maligno no cólon.
Por: Isabella Costa
Parte 1 de 2
Comentários
Postar um comentário